Pilates

Todo mundo já sabe o quanto é importante para a saúde a prática de exercícios físicos, porém não são todas as pessoas que apreciam a prática de caminhada ou corrida e as atividades realizadas em academia. Atualmente, uma das alternativas para essas pessoas é o Pilates. Esse método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) e, mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates proporciona o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar da respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento.

Pilates é um sistema de exercícios, preciso e inteligente, onde a mensagem principal é qualidade e não quantidade. Por se tratar de um método que leva em consideração a particularidade de cada aluno, que trabalha respeitando os limites individuais e por ter uma visão mais global do corpo humano. Trabalhando corpo e mente ao mesmo tempo, o Pilates apresenta resultados bastante significativos em um curto espaço de tempo e por isso vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo. Há uma melhora na postura, condicionamento físico, força e flexibilidade. Além disso, melhora a circulação, amplitude articular, consciência corporal, coordenação motora e que não causa danos.

Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio de dores crônicas, ou seja, o método pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas na coluna. Ele fortalece, alonga e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajudando a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas. Segundo Joseph Pilates, após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças.